Receita Federal apreende mais de quatro toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá

Receita Federal apreende mais de quatro toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá

Compartilhe este conteúdo:

Diário Corumbaense

A Receita Federal deu início, no último sábado (12), à Operação Fronteira RFB, voltada para intensificar ações em pontos de fronteira terrestre que são utilizados em rotas de contrabando, descaminho e outros ilícitos como tráfico de drogas, armas e crimes ambientais. 

A ação conta com a parceria da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Nos primeiros dias da operação, dois ônibus clandestinos foram inspecionados, com apoio e monitoramento da PRF. Um foi abordado no Posto Lampião Aceso e o outro ônibus, no Porto Morrinho. Os dois coletivos foram escoltados até o Posto Esdras, na fronteira de Corumbá com a Bolívia para vistoria.

Foram apreendidas máquinas industriais e mais de 2,5 toneladas de mercadorias, sendo 500 quilos de vestuários contrafeitos (marcas falsificadas), 400 kg de folha de coca, 15 kg de drogas (maconha, skunk e haxixe), além de 1,6 tonelada de mercadorias sem procedência fitossanitárias. A folha de coca e os produtos sem certificação sanitária foram encaminhados ao MAPA.

Na segunda-feira (14), foram apreendidos 1,5 tonelada de mercadorias, entre brinquedos falsificados, acessórios de celulares, caixas de som, e outros produtos contrafeitos. A fiscalização foi realizada em três estabelecimentos comerciais que têm ligação com grupo econômico monitorado pela Receita Federal.

Operação Fronteira RFB, assim como as demais ações realizadas pela Receita Federal em parceria com outras instituições públicas na área de fronteira, tem como foco combater a concorrência desleal com a indústria nacional e os importadores regulares; evitar a sonegação de impostos e impedir a entrada de produtos que não atendem às normas de segurança no País. 

Fotos: Divulgação.

Compartilhe este conteúdo: