Escola Dom Bosco, em Corumbá, recebe projeto de revista e TV
Os estudantes do ensino fundamental II e médio da Escola Estadual Dom Bosco, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, estão participando do projeto “Revista e TV CDB”, uma iniciativa que envolve alunos e professores na produção de conteúdos audiovisuais educacionais.
Com uma revista e duas produções audiovisuais já realizadas, o objetivo é engajar a comunidade escolar, desenvolver habilidades de comunicação e produção audiovisual, divulgar eventos e projetos, e promover um ambiente escolar mais integrado.
O projeto é um trabalho valoroso que inclui a “Revista CDB Digital ” e a “TV CDB”, ambas publicadas quinzenalmente com reportagens, entrevistas e podcasts. As atividades são supervisionadas e os participantes passam por seleção e treinamento.
Recursos como câmeras, softwares de edição e um estúdio equipado são utilizados. O cronograma inclui planejamento, seleção e treinamento, produção inicial e uma fase contínua de produção. Coordenado pelo professor Marco Antonio Rojas, o projeto busca aumentar o engajamento e a participação na escola, desenvolvendo habilidades e produzindo conteúdos de alta qualidade.
A Revista CDB Digital é no formato de revista eletrônica, tem como conteúdos: Artigos, entrevistas, reportagens e destaques de projetos escolares e pediodicidade semanal.
A TV CDB é uma extensão da Revista Digital, produz reportagens, entrevistas e podcasts. Seu conteúdo é de: Reportagens especiais sobre eventos escolares; Podcast quinzenal com convidados especiais. Conta com um estúdio próprio para gravações, as produções seguem roteiros predefinidos, sob supervisão do professor Marco Antonio Rojas.
Os estudantes interessados devem se inscrever e passar por uma seleção. Workshops e treinamentos são oferecidos para capacitar os alunos em técnicas de produção audiovisual. É realizada uma divisão de equipes para diferentes segmentos da revista e TV, onde todas as atividades são supervisionadas para garantir a qualidade e segurança dos conteúdos produzidos, com revisão contínua dos processos e produtos para garantir a melhoria constante.
“O desenvolvimento de habilidades melhora nas habilidades de comunicação, edição e produção audiovisual dos participantes, com conteúdos relevantes e de alta qualidade que promovam o bem-estar e o aprendizado na escola”, finaliza diretor Fernando Silda da Cruz. As informações são da SED-MS.
Foto: Arquivo escolar/Reprodução