Estado realiza cadastramento de equipamentos e bens culturais de MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está realizando o Cadastramento e Rastreamento de Equipamentos e Bens Culturais existentes em Mato Grosso do Sul. Está sendo enviado um formulário para as prefeituras, para a realização do cadastramento.
Este formulário integra a primeira etapa da ação de Cadastramento e Mapeamento de Equipamentos e Bens Culturais no estado de MS, desenvolvida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio de sua Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural. O formulário pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/TW6pF5HZzvc5G97e9 .
A iniciativa, primordial para o levantamento de dados acerca dos bens culturais relacionados ao Patrimônio Cultural dos municípios e seus equipamentos culturais, propiciará subsídios e informações atualizadas para a elaboração e execução de projetos e ações culturais, voltadas ao reconhecimento, valorização e preservação da memória e patrimônio cultural, museus, arquivos e bibliotecas sul-mato-grossenses.
De imediato, no âmbito das Bibliotecas, as informações colhidas a partir dessa iniciativa possibilitarão a participação no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), desenvolvido pelo Ministério da Cultura e reformulado recentemente, especialmente no que tange ao recebimento de doação de livros pelo programa.
Assim, em razão da necessidade de atualização, cadastro e compatibilização de dados das bibliotecas junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para acesso à doação de livros pelo PNLD, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul solicita o preenchimento e encaminhamento do formulário com a maior brevidade possível.
A gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Melly Sena, explica que essa iniciativa da inserção das bibliotecas públicas junto ao programa do MEC é uma reivindicação dos sistemas estaduais junto ao Sistema Nacional no que tange a atualização de acervos para as bibliotecas públicas e comunitárias. “É uma grande alegria para nós a concretização dessa iniciativa que já vinha sendo pré-anunciado pelo governo federal desde o encontro dos Sistemas em dezembro de 2023. Essa iniciativa colabora para a atualização dos acervos e o acesso a obras atuais para os leitores junto aos municípios, incentivando a população ao uso das bibliotecas”. As informações são da FCMS.
Foto: Ricardo Gomes